• Escola

    O edifício do Colégio Infante Santo é constituído por um único bloco, que compreende dois pisos, com uma área de 1134 m2 cada.


    O Colégio Infante Santo dispõe de salas de aula comuns, laboratórios de Ciências, Informática, Expressão Artística e Tecnológica e uma sala dedicada às artes plásticas.

    No piso zero existem os seguintes espaços: secretaria, sala de professores, sala de trabalho de professores, gabinete de directores de turma, gabinete de psicologia e orientação, papelaria / reprografia, refeitório, bar / sala de convívio, balneários, W.C. alunos, W.C. professores, W.C. pessoal auxiliar, biblioteca, laboratórios de Ciências naturais e de Ciências físico-químicas, auditório/ pavilhão multiusos, sala de Educação Visual e Tecnológica e sala Educação Visual.

    O espaço exterior é amplo e aprazível. Tem a dimensão de 48000 m2 e é ocupado com jardim, espaços de recreio e desportivos, um campo de futebol, um polidesportivo para a prática de diferentes modalidades: andebol, voleibol, basquetebol e ténis.
      

  • apresentação

    Instituição do ensino particular e cooperativo com contrato de associação, apresenta-se como uma referência do ensino na área geográfica em que se insere.

    Ao longo dos seus dez anos de existência, tem desenvolvido a sua actividade com a missão de formar cidadãos com elevado sentido de responsabilidade e cidadania, capazes de responder aos grandes desafios da sociedade actual, e principalmente, de dar resposta às suas necessidades profissionais e sociais tornando-os membros de uma sociedade global perfeitamente integrados.

    Por opção da Direcção Pedagógica, nos últimos anos, tem-se verificado uma estabilidade no número de alunos que ingressam no Colégio.

  • histórico

     D. Fernando, o mártir em Fez

    Fundado a 25 de setembro de 1999 com o nome de Instituto Educativo do Ribatejo, foi, no ano letivo de 2004/2005, rebatizado como Colégio Infante Santo, em homenagem ao oitavo filho do rei D. João I e da rainha D. Filipa de Lencastre.

    D. Fernando, nascido em Santarém, no ano da graça de 1402, foi mártir em Fez, após o desastre da conquista da praça africana de Tânger. A morte encontrou-o aferrolhado, no dia 5 de Junho de 1443, tornando-o um exemplo de abnegação e sacrifício e santificando-o em terras lusas.

  • localização

    O Colégio Infante Santo situa-se no meio rural, na localidade de Alto dos Fornos, freguesia de Tremês, a cerca de 14 km da sede de concelho – Santarém. Está numa posição central no concelho. É servido directamente pelo eixo rodoviário que liga o concelho de Norte a Sul (EN n.º 362), uma das principais vias de acesso das populações rurais à sede de concelho. Este contexto dota a escola de uma forte acessibilidade.
    Esta zona do concelho de Santarém, ainda considerada Ribatejo, apresenta uma morfologia com poucas afinidades com a imagem do Ribatejo típico. Situada entre a Serra de Aire e o vale do Tejo, apresenta uma mistura de solos calco-argilosos e uma superfície mais dobrada, e recortada por vales de ribeiras, que plana. “Bairro” é a designação desta zona do concelho de Santarém, uma das três “sub-regiões” que constituem a província do Ribatejo.

image

O Mundo na Tua Mão

Hino do Colégio Infante Santo

Sentes esse rio, a que chamam de «SABER»,
Que nos toca que nos une, que se dá a quem quiser,
Temos tanto e tantos dias, para poder aprender,
E para crescer… E CRESCER…

E já houve quem falasse, do meio de um mar de gente,
Quem mostrasse num sorriso como é ser diferente,
Que te podes encontrar e ser grande a valer,
Que te podes destacar pelo saber…

Onde encontras uma gota também podes ver o mar,
Se o coração bater, nunca pares de sonhar,
Se procuras a certeza dentro do teu coração,
Sê então a diferença e a razão…
Sê o detentor do mundo, que ele cabe na tua mão,
No Colégio Infante Santo: «Uma Escola de Eleição» …

Música e Letra: Miguel Rijo